Kebony® VS. Termicamente modificada

No mundo das madeiras modificadas, existem muitas versões diferentes. Mas nem todos os processos de modificação são criados iguais, então como saber a diferença? Aqui estão 5 categorias principais para ajudá-lo a distinguir entre produtos de madeira Kebony® e produtos de madeira modificados termicamente.

Processo de modificação Kebony® vs. termicamente modificada

Kebony® usa um processo de modificação patenteado e proprietário chamado furfurilação. A furfurilação usa um líquido de base biológica chamado álcool furfurílico, derivado de resíduos de plantas agrícolas. O álcool furfurílico é injetado nas células do alburno e, quando combinado com o calor, liga-se permanentemente, resultando na transformação permanente de uma madeira macia nas características de uma madeira dura. Embora sejam utilizados produtos químicos, o produto não é tóxico durante e no final do serviço. Kebony® vem com garantia de 30 anos.

A modificação térmica da madeira é um processo sem produtos químicos onde a madeira é aquecida num forno a temperaturas entre 180ºC e 230ºC. Isto também resulta numa mudança permanente das células da madeira, criando maior durabilidade e desempenho. A modificação térmica é muito comum, muitas empresas utilizam uma variação desta ciência. A maioria das madeiras modificadas termicamente vem com garantia de no máximo 25 anos.

Vencedor: Como o processo Kebony® engrossa as células da madeira enquanto a modificação térmica afina as paredes das células da madeira, aumentando a fragilidade, a vantagem vai para o Kebony®.

Durabilidade Kebony® vs. termicamente modificada

Kebony® contém uma parede celular permanentemente inchada e estável, proporcionando uma longa vida útil e uma madeira com desempenho mais semelhante às madeiras tropicais. O processo de furfurilação produz resistência à decomposição microbiana, maior estabilidade dimensional, dureza, rigidez e teor de umidade controlado. Por estas razões, a Kebony® oferece uma garantia de 30 anos para os produtos Kebony®.

As madeiras termicamente modificadas queimam os açúcares da madeira que são uma fonte de alimento para os insetos, ao mesmo tempo que controlam o teor de umidade da madeira para produzir um produto mais estável do que a espécie original. Devido à remoção de substâncias das células da madeira, as madeiras modificadas termicamente são menos desejáveis para áreas de tráfego intenso, como calçadões ou decks comerciais. Como deck ou mobiliário de local, tem a desvantagem de as paredes celulares terem espessura reduzida, o que é suscetível ao colapso celular e pode estar sujeito ao desgaste em áreas de alto tráfego de pedestres.

Vencedor: Kebony® para maior durabilidade como produto de deck.

Manutenção

Ambos os produtos apresentam uma bela pátina prateada e não requerem manutenção além da limpeza normal. A madeira Kebony® terá garantia de 30 anos, enquanto a maioria dos pinheiros modificados termicamente não terá garantia. Algumas madeiras nobres modificadas termicamente têm garantia de 25 anos dependendo do fabricante e da espécie de madeira.

Sendo ambos os tipos de produtos de madeira natural, podem ser limpos com água e sabão. Algumas lavagens com leve pressão também são uma opção. Qualquer um dos produtos também pode reter manchas ou tinta com base nas especificações do fabricante.

Vencedor: Empate, com Kebony® tendo uma ligeira vantagem por causa de uma
garantia mais longa.

Impacto ambiental

Kebony® é a alternativa definitiva às madeiras tropicais. Kebony® usa árvores de crescimento rápido certificadas pelo FSC® que levam apenas 30 anos para amadurecer e lhes conferem um ciclo de vida total que sobreviverá a muitas madeiras tropicais. As árvores provêm de florestas geridas de forma sustentável e são todas certificadas pelo FSC®. Em contraste, o ipê e outras madeiras tropicais têm uma taxa de maturidade de 100 anos e são recuperadas através do desmatamento da floresta tropical ou de práticas madeireiras ilegais. O processo de modificação Kebony® também é limpo e não tóxico.

A modificação térmica é praticada com uma variedade de espécies de madeira, dependendo do fabricante, desde pinho não certificado pelo FSC® até madeiras nobres como freixo. O pinho é uma madeira macia de crescimento rápido, enquanto o freixo tende a ter um ciclo de crescimento mais longo e um plano de reflorestação menos progressivo, aumentando o impacto ambiental geral. Árvores de crescimento mais lento funcionam melhor para modificação térmica, uma vez que as paredes das células da madeira são afinadas durante o processo de modificação.

Transporte terrestre e transporte marítimo são outra coisa a considerar em termos de impacto ambiental. Kebony® é produzido na Noruega e na Bélgica, os produtos modificados termicamente são produzidos nos EUA e internacionalmente. Um equívoco comum é que o envio internacional aumenta significativamente a pegada de carbono de um produto. Devido à enorme capacidade dos navios de transporte, o transporte marítimo acaba sendo duas vezes mais eficiente em termos de combustível do que um vagão ferroviário. Quase 10 vezes mais eficiente que os semi-caminhões.

Vencedor: Ambas são significativamente mais sustentáveis do que as madeiras
tropicais, mas como a Kebony® pode utilizar as árvores de crescimento mais rápido
nos melhores climas do mundo, elas têm uma vantagem definitiva sobre a
modificação térmica.

Valor

O valor normalmente depende do uso e dos objetivos do projeto. A diferença de custo entre Kebony® e produtos similares modificados termicamente varia muito entre os fabricantes e com base na região. Outro fator que deve ser considerado é o custo total da propriedade. Se um projeto for feito para ser duradouro, você vai usar um produto projetado para durar tanto quanto os outros materiais utilizados.

Vencedor: Depende do projeto

Conclusão

Não podemos falar por todos os produtos modificados termicamente, mas normalmente a madeira furfurilada como Kebony® cria um produto mais durável do que a modificação térmica, ao usar as mesmas espécies e dimensões. Incentivamos você a fazer sua própria pesquisa e escolher o produto que melhor atende às suas necessidades específicas.

 

Kebony vs. Revestimento vinílico

3 coisas importantes a considerar antes de escolher o
revestimento para sua casa:

– Estilo e aparência
– Manutenção e durabilidade
– Impacto ambiental

A aparência e o desempenho do seu revestimento têm um impacto tremendo no resto da sua propriedade. Desde a atratividade à proteção contra as intempéries, o revestimento tem um papel importante a desempenhar em qualquer casa. Talvez seja por isso que tantos proprietários estão constantemente procurando o tipo certo de revestimento para suas casas. Eles comparam o revestimento de madeira
com o revestimento vinílico ao fazerem sua escolha final.

Encontrar um revestimento de baixa manutenção, atraente, durável e ecológico pode parecer um desafio. Especialmente quando se considera os atributos do revestimento do vinil versus a madeira. E embora algumas pessoas possam pensar que o revestimento vinílico é adequado, são materiais como a madeira modificada que realmente se destacam.

Estilo e aparência do revestimento vinílico versus o revestimento de madeira modificada.

A primeira coisa que a maioria das pessoas acaba considerando ao observar o revestimento de vinil versus madeira é a aparência do revestimento. Especificamente, como será a aparência de sua casa. Afinal, o revestimento cobre a maior parte do exterior da sua casa. Ele precisa complementar sua propriedade
para definir o estilo e o tom certos para sua atratividade.

O revestimento vinílico está disponível em uma ampla variedade de cores e estilos,
mas é difícil prever a quantidade de desbotamento que você experimentará.


Depois que o revestimento vinílico desbota, a pintura não é realmente uma opção. Existem marcas de tintas que afirmam ter uma fórmula que adere ao vinil. A realidade muitas vezes é diferente do discurso de vendas. Existem centenas de fotografias dramáticas nas internet onde os proprietários tentaram pintar vinil e
agora têm um exterior totalmente deformado e arruinado.


Autenticidade


A autenticidade também é uma reclamação comum do revestimento do vinil. Com tantos proprietários buscando uma aparência rica e natural, o grão falso da madeira do vinil costuma ser decepcionante. Muitos comentam que, embora o vinil tente, ainda parece “plástico” e fica aquém da beleza autêntica da madeira verdadeira.

O revestimento de madeira modificada é madeira verdadeira, com toda a aparência e beleza a ela associada. Pode ser deixado natural, pintado ou selado se desejar, dando aos proprietários muitas opções diferentes para a aparência duradoura que desejam. Deixada em seu estado natural, a cor marrom profunda da madeira
modificada irá resistir graciosamente, desenvolvendo uma pátina cinza prateada, muito procurada por arquitetos e proprietários de casas.

Finalmente, quando se trata de flexibilidade no design, a madeira modificada indiscutivelmente leva a melhor. O revestimento do vinil pode ser encontrado em alguns estilos diferentes, mas os painéis só podem ser usados para revestimento. Já a madeira modificada é um produto muito versátil e pode ser utilizada para muito mais do que apenas revestimento. Além do revestimento, muitos proprietários usam madeira modificada como deck ou material para construir complementos como floreiras e móveis de exterior. Ajuda a criar um estilo coeso e bem coordenado para sua casa.

Manutenção e durabilidade do revestimento de vinílico versus o revestimento de madeira modificada.

Quando se trata da manutenção e durabilidade do revestimento de vinil e da madeira modificada, parece haver alguns equívocos, então permita-nos esclarecer algumas coisas.

Muitos acreditam que o revestimento do vinil é uma opção livre de manutenção e é mais fácil ver por que alguém pode aderir a essa ideia. O vinil vem colorido, portanto, teoricamente, não deveria desbotar e, como produto plástico, é resistente a atividades como insetos e mofo. No entanto, há muitas coisas que não são ditas no ponto de venda e que podem mudar drasticamente a sua opinião.

Como mencionado anteriormente, quando a cor do revestimento do vinil desbota, a pintura é uma opção arriscada e muitas vezes malsucedida. Portanto, se a qualquer momento após a instalação você ficar insatisfeito com a cor, não há realmente uma ótima opção de manutenção que você possa escolher para dar nova vida ao exterior da sua casa.

Condições do tempo

O vinil também não resiste bem a diversas condições climáticas. No tempo frio, o vinil torna-se muito frágil e pode rachar facilmente. Se o seu vinil rachar, devido ao tempo frio ou algo como uma lavadora de alta pressão ou ser atingido por uma bola de beisebol, isso expõe o seu substrato à umidade e insetos que podem causar
danos irreparáveis. Em climas quentes, o vinil amolece, o que pode causar derretimento e deformação. Depois que algo faz com que seu vinil amolgue, deforme ou se desloque, é quase impossível devolvê-lo à sua forma original. Se alguma dessas coisas causar danos, a substituição dos painéis laterais pode ser difícil. Além de caro e muito difícil de combinar com a cor do revestimento existente.

Uma hesitação comum com o revestimento de madeira é que ele pode ser mais suscetível a mofo e atividades de insetos como um produto orgânico. Este argumento não se sustenta com a madeira modificada. A madeira modificada é impregnada com um líquido de base biológica. Isso o torna altamente resistente a fungos, podridão e quaisquer outros microrganismos destruidores de madeira. Ele também engrossa as paredes das células da madeira em 50%, tornando a madeira modificada uma escolha de revestimento dura e muito durável.

Além disso, a madeira modificada não é afetada por climas quentes ou frios. Também não requer nenhuma manutenção adicional além da limpeza ocasional. Pode ser deixado ao intemperismo naturalmente ou revestido com acabamento de proteção UV para manter sua tonalidade marrom. E se você decidir mudar a cor, poderá pintar madeira modificada, se desejar.

Revestimento vinílico com impacto ambiental vs. revestimento de madeira modificada

A construção verde e os materiais ecológicos são uma consideração importante a ser feita ao escolher o revestimento de madeira em vez do vinil. O revestimento vinílico é um plástico que a maioria dos centros de reciclagem não aceita. Ao descartar sobras de material ou reformar sua casa, o revestimento antigo
provavelmente precisará ser descartado em um aterro onde não se decomporá por anos.

O revestimento de madeira modificada é feito de madeira real que foi modificada
com um líquido orgânico de base biológica. Não é tóxico, não contém VOCs e pode
ser descartado como qualquer outra madeira. Feito de madeiras macias
sustentáveis, o revestimento de madeira modificada tem um impacto muito menor
no meio ambiente do que o vinil, tanto na produção quanto no momento do
descarte.

O revestimento vinílico também contém produtos químicos que, se queimados, liberam toxinas no ar. Por exemplo, está a tornar um incêndio numa casa ainda mais perigoso para os proprietários e prejudicial para o ambiente.

Faça uma escolha melhor

Se você está procurando uma opção realmente de baixa manutenção, durável e atraente para o revestimento da sua casa, faça a escolha certa com madeira modificada. Embora o vinil seja frequentemente vendido como uma alternativa de menor manutenção ao revestimento de madeira, há muitas lacunas nesse argumento. Geralmente exposto ao longo dos anos após a instalação. A madeira modificada proporciona um exterior verdadeiramente durável que durará, com toda a beleza e caráter da madeira verdadeira. Crie uma casa rica em beleza e construída para durar com revestimento de madeira modificada

Laminort
3245-0100 3302-0365

Rua João Bettega, 4050
CIC – Curitiba – Paraná – BR
CEP: 81.350-000

Casa do Deck
3245-0100 3302-0380

Rua João Bettega, 4050
CIC – Curitiba – Paraná – BR
CEP: 81.350-000

Lamapa
3250-9800

Lote 7, Quadra 3, setor 1
Distrito Industrial –
Ananindeua – Pará – Brasil