© 2024, Laminort • Todos os direitos reservados.
© 2024, Laminort • Todos os direitos reservados.
No mundo das madeiras modificadas, existem muitas versões diferentes. Mas nem todos os processos de modificação são criados iguais, então como saber a diferença? Aqui estão 5 categorias principais para ajudá-lo a distinguir entre produtos de madeira Kebony® e produtos de madeira modificados termicamente.
Kebony® usa um processo de modificação patenteado e proprietário chamado furfurilação. A furfurilação usa um líquido de base biológica chamado álcool furfurílico, derivado de resíduos de plantas agrícolas. O álcool furfurílico é injetado nas células do alburno e, quando combinado com o calor, liga-se permanentemente, resultando na transformação permanente de uma madeira macia nas características de uma madeira dura. Embora sejam utilizados produtos químicos, o produto não é tóxico durante e no final do serviço. Kebony® vem com garantia de 30 anos.
A modificação térmica da madeira é um processo sem produtos químicos onde a madeira é aquecida num forno a temperaturas entre 180ºC e 230ºC. Isto também resulta numa mudança permanente das células da madeira, criando maior durabilidade e desempenho. A modificação térmica é muito comum, muitas empresas utilizam uma variação desta ciência. A maioria das madeiras modificadas termicamente vem com garantia de no máximo 25 anos.
Vencedor: Como o processo Kebony® engrossa as células da madeira enquanto a modificação térmica afina as paredes das células da madeira, aumentando a fragilidade, a vantagem vai para o Kebony®.
Durabilidade Kebony® vs. termicamente modificada
Kebony® contém uma parede celular permanentemente inchada e estável, proporcionando uma longa vida útil e uma madeira com desempenho mais semelhante às madeiras tropicais. O processo de furfurilação produz resistência à decomposição microbiana, maior estabilidade dimensional, dureza, rigidez e teor de umidade controlado. Por estas razões, a Kebony® oferece uma garantia de 30 anos para os produtos Kebony®.
As madeiras termicamente modificadas queimam os açúcares da madeira que são uma fonte de alimento para os insetos, ao mesmo tempo que controlam o teor de umidade da madeira para produzir um produto mais estável do que a espécie original. Devido à remoção de substâncias das células da madeira, as madeiras modificadas termicamente são menos desejáveis para áreas de tráfego intenso, como calçadões ou decks comerciais. Como deck ou mobiliário de local, tem a desvantagem de as paredes celulares terem espessura reduzida, o que é suscetível ao colapso celular e pode estar sujeito ao desgaste em áreas de alto tráfego de pedestres.
Vencedor: Kebony® para maior durabilidade como produto de deck.
Ambos os produtos apresentam uma bela pátina prateada e não requerem manutenção além da limpeza normal. A madeira Kebony® terá garantia de 30 anos, enquanto a maioria dos pinheiros modificados termicamente não terá garantia. Algumas madeiras nobres modificadas termicamente têm garantia de 25 anos dependendo do fabricante e da espécie de madeira.
Sendo ambos os tipos de produtos de madeira natural, podem ser limpos com água e sabão. Algumas lavagens com leve pressão também são uma opção. Qualquer um dos produtos também pode reter manchas ou tinta com base nas especificações do fabricante.
Vencedor: Empate, com Kebony® tendo uma ligeira vantagem por causa de uma
garantia mais longa.
Kebony® é a alternativa definitiva às madeiras tropicais. Kebony® usa árvores de crescimento rápido certificadas pelo FSC® que levam apenas 30 anos para amadurecer e lhes conferem um ciclo de vida total que sobreviverá a muitas madeiras tropicais. As árvores provêm de florestas geridas de forma sustentável e são todas certificadas pelo FSC®. Em contraste, o ipê e outras madeiras tropicais têm uma taxa de maturidade de 100 anos e são recuperadas através do desmatamento da floresta tropical ou de práticas madeireiras ilegais. O processo de modificação Kebony® também é limpo e não tóxico.
A modificação térmica é praticada com uma variedade de espécies de madeira, dependendo do fabricante, desde pinho não certificado pelo FSC® até madeiras nobres como freixo. O pinho é uma madeira macia de crescimento rápido, enquanto o freixo tende a ter um ciclo de crescimento mais longo e um plano de reflorestação menos progressivo, aumentando o impacto ambiental geral. Árvores de crescimento mais lento funcionam melhor para modificação térmica, uma vez que as paredes das células da madeira são afinadas durante o processo de modificação.
Transporte terrestre e transporte marítimo são outra coisa a considerar em termos de impacto ambiental. Kebony® é produzido na Noruega e na Bélgica, os produtos modificados termicamente são produzidos nos EUA e internacionalmente. Um equívoco comum é que o envio internacional aumenta significativamente a pegada de carbono de um produto. Devido à enorme capacidade dos navios de transporte, o transporte marítimo acaba sendo duas vezes mais eficiente em termos de combustível do que um vagão ferroviário. Quase 10 vezes mais eficiente que os semi-caminhões.
Vencedor: Ambas são significativamente mais sustentáveis do que as madeiras
tropicais, mas como a Kebony® pode utilizar as árvores de crescimento mais rápido
nos melhores climas do mundo, elas têm uma vantagem definitiva sobre a
modificação térmica.
O valor normalmente depende do uso e dos objetivos do projeto. A diferença de custo entre Kebony® e produtos similares modificados termicamente varia muito entre os fabricantes e com base na região. Outro fator que deve ser considerado é o custo total da propriedade. Se um projeto for feito para ser duradouro, você vai usar um produto projetado para durar tanto quanto os outros materiais utilizados.
Vencedor: Depende do projeto
Não podemos falar por todos os produtos modificados termicamente, mas normalmente a madeira furfurilada como Kebony® cria um produto mais durável do que a modificação térmica, ao usar as mesmas espécies e dimensões. Incentivamos você a fazer sua própria pesquisa e escolher o produto que melhor atende às suas necessidades específicas.
Se quiser saber o que estamos fazendo no dia a dia em tempo real, siga-nos no Instagram.